top of page

Selo Toca

  • Instagram
  • Youtube

José Henrique Sasek (Nova Friburgo 1959). Pedagogo, trabalhou por 30 anos como educador e assessor de pastoral em escolas católicas.Em 2022 concluiu o curso livre de formação de escritores pela Editora Metamorfose, tendo participado de 2 coletâneas pela mesma editora.

Autores Toca

Regina Guaragna

Regina Maria Guaragna nasceu em 1955 na cidade de Porto Alegre, Brasil. Mestre em Bioquímica pela UFRGS, doutora em Ciências pela UFRJ e pós-doutora em Educação em Ciência, pela UFRGS e Universidade de Aveiro, Portugal. Professora universitária e pesquisadora aposentada na UFRGS, sendo que atualmente dedica-se para a Ciência e Arte, costumando dizer: “O elo perdido na educação”. Formada em Escrita Criativa pelo Curso Metamorfose e supervisionada por Rafael Figueiredo, professor e poeta do Espaço Toca.

Anabela Kohlmann Ferrarini

Gaúcha de Porto Alegre, mestra em Educação pela UFMT/Rondonópolis. Trabalha há 20 anos com revisão de textos e vem se constituindo escritora. Navega entre a poesia, o conto e a crônica. Em 2023, participou de duas coletâneas e publicou seu primeiro livro autoral. Palavras de papel, publicado pelo Selo Toca, é um livro de poesia, selecionado para publicação pelo Edital Estevão de Mendonça, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso.

Site da autora: www.anabelaferrarini.com.br 

Fátima Sá Sarmento 

Maria de Fátima de Sá Sarmento, professora, paraibana, do Sertão. Cursou Letras com Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB- e Serviço Social pela Estácio. É acadêmica de várias Academias de Letras no Brasil.Lançou o livro Rompendo a Aurora entre verso e Prosa, Retalhos do Tempo, Nas veredas do Sertão e um romance policial chamado Mortes no Sobrado.

Maria Helena Bineli Catan 

Nasci em Pelotas, e ainda pequena minha família mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, cidade na qual fi z a Faculdade Nacional de Medicina. Nessa época conheci meu marido, também colega de faculdade. Anos depois, a vida nos trouxe de volta ao Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul a família cresceu e as raízes se aprofundaram na comunidade. Primeira médica atuante na cidade, professora na Universidade de Caxias do Sul, mulher e mãe. Não sei precisar, exatamente, quando comecei a escrever poesia. Com o passar dos anos me interessei mais pela literatura participando de oficinas de escrita. Realizei Pós-graduação em Literatura Infanto-juvenil, sou membro da Academia Caxiense de Letras, ocupante da Cadeira 39 e membro da União Brasileira de Trovadores. No ano 2000, depois de uma longa gestação, publico “Luz Difusa”, livro de poesias, após oficina literária com o poeta Eduardo Dall Alba. Ao chegar aos 89 anos, a certeza de que sempre podemos aprender algo novo..

.

Karin Bender

Karin Bender nasceu em Rio Pardo, interior do RS, em 1960. Filha de pai médico e mãe professora, cresceu entre livros que rolavam pelas prateleiras da sua casa. É formada em Enfermagem pela Universidade, Unisinos, e graduada instrutora em Yoga pela Escola Nataraja de São Paulo. Participou do Curso de Leitura Literária de Léa Masina em 2013. Em 2015, cursou Oficina Literária de Alcy Cheuiche; em 2017, cursou escrita criativa com Charles Kiefer. Publicou em 2021 seu primeiro romance, Quando não se pode dizer a verdade, após participar do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose. Em 2022, lança uma coletânea junto de escritoras mulheres, Verbo Feminino, os romances A arte do possível e Com todo o tempo do mundo.

Site da autora: www.karinbender.com.br

Rafael Figueiredo

Rafael Figueiredo é artista, poeta, educador social e meliponicultor. Músico de formação e letrista, deu seus primeiros passos na educação há 20 anos, quando começou a dar aulas particulares no conservatório em que estudava. Lecionou música no ensino formal e em instituições sociais, tendo sempre a arte como fio condutor na luta pela garantia de direitos. Em 2020 publicou seu primeiro livro, Desventos, pela Editora Metamorfose, que faz a relação do resgate da memória e da escrita como mecanismos de sobrevivência em situações extremas e representa um retrato da desumanização dos hospitais psiquiátricos brasileiros. Nesse mesmo ano teve sua oficina Poesia e Letra de Música cedida para o Presídio Estadual de Santo Cristo, através de uma parceria com o Instituto Estadual do Livro. Em 2021 foi organizador, editor e um dos autores do seu segundo livro, Os Porquês da Poesia, este já na parceria entre os Selos Toca e Metamorfose.

Site: www.espacotoca.com.br

Iza Lobo

Nascida e moradora de Cachoeira-Bahia, é médica infectologista com mestrado e doutorado, pesquisadora com artigos científicos publicados. Poeta desde bem jovem, suas publicações poéticas começaram em 2014, com o livro Alma Feminina; em 2018, nova edição de Alma Feminina; em 2021, duas coletâneas – Contos Reunidos e Poesia numa hora dessas?; em 2022, os livros Sonetos dos Amores Primeiros, Suores Noturnos, Pandemia – Arte & Poesia e Poetas da Ladeira (coletânea).

site da autora: www.izalobo.com.br

José Henrique Sasek

José Henrique Sasek (Nova Friburgo 1959). Pedagogo, trabalhou por 30 anos como educador e assessor de pastoral em escolas católicas.Em 2022 concluiu o curso livre de formação de escritores pela Editora Metamorfose, tendo participado de 2 coletâneas pela mesma editora.

Site do autor: www.escritorjosesasek.com.br

bottom of page