(51) 98020-6581
José Henrique Sasek (Nova Friburgo 1959). Pedagogo, trabalhou por 30 anos como educador e assessor de pastoral em escolas católicas.Em 2022 concluiu o curso livre de formação de escritores pela Editora Metamorfose, tendo participado de 2 coletâneas pela mesma editora.
Autores Toca
.png)
.png)
Regina Guaragna
Regina Maria Guaragna nasceu em 1955 na cidade de Porto Alegre, Brasil. Mestre em Bioquímica pela UFRGS, doutora em Ciências pela UFRJ e pós-doutora em Educação em Ciência, pela UFRGS e Universidade de Aveiro, Portugal. Professora universitária e pesquisadora aposentada na UFRGS, sendo que atualmente dedica-se para a Ciência e Arte, costumando dizer: “O elo perdido na educação”. Formada em Escrita Criativa pelo Curso Metamorfose e supervisionada por Rafael Figueiredo, professor e poeta do Espaço Toca.
%20(2).png)
.jpg)
Anabela Kohlmann Ferrarini
Gaúcha de Porto Alegre, mestra em Educação pela UFMT/Rondonópolis. Trabalha há 20 anos com revisão de textos e vem se constituindo escritora. Navega entre a poesia, o conto e a crônica. Em 2023, participou de duas coletâneas e publicou seu primeiro livro autoral. Palavras de papel, publicado pelo Selo Toca, é um livro de poesia, selecionado para publicação pelo Edital Estevão de Mendonça, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso.
Site da autora: www.anabelaferrarini.com.br
.jpg)
.jpg)
Fátima Sá Sarmento
Maria de Fátima de Sá Sarmento, professora, paraibana, do Sertão. Cursou Letras com Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB- e Serviço Social pela Estácio. É acadêmica de várias Academias de Letras no Brasil.Lançou o livro Rompendo a Aurora entre verso e Prosa, Retalhos do Tempo, Nas veredas do Sertão e um romance policial chamado Mortes no Sobrado.
%20(1).png)

Maria Helena Bineli Catan
Nasci em Pelotas, e ainda pequena minha família mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, cidade na qual fi z a Faculdade Nacional de Medicina. Nessa época conheci meu marido, também colega de faculdade. Anos depois, a vida nos trouxe de volta ao Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul a família cresceu e as raízes se aprofundaram na comunidade. Primeira médica atuante na cidade, professora na Universidade de Caxias do Sul, mulher e mãe. Não sei precisar, exatamente, quando comecei a escrever poesia. Com o passar dos anos me interessei mais pela literatura participando de oficinas de escrita. Realizei Pós-graduação em Literatura Infanto-juvenil, sou membro da Academia Caxiense de Letras, ocupante da Cadeira 39 e membro da União Brasileira de Trovadores. No ano 2000, depois de uma longa gestação, publico “Luz Difusa”, livro de poesias, após oficina literária com o poeta Eduardo Dall Alba. Ao chegar aos 89 anos, a certeza de que sempre podemos aprender algo novo..
.

.jpg)
Karin Bender
Karin Bender nasceu em Rio Pardo, interior do RS, em 1960. Filha de pai médico e mãe professora, cresceu entre livros que rolavam pelas prateleiras da sua casa. É formada em Enfermagem pela Universidade, Unisinos, e graduada instrutora em Yoga pela Escola Nataraja de São Paulo. Participou do Curso de Leitura Literária de Léa Masina em 2013. Em 2015, cursou Oficina Literária de Alcy Cheuiche; em 2017, cursou escrita criativa com Charles Kiefer. Publicou em 2021 seu primeiro romance, Quando não se pode dizer a verdade, após participar do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose. Em 2022, lança uma coletânea junto de escritoras mulheres, Verbo Feminino, os romances A arte do possível e Com todo o tempo do mundo.
Site da autora: www.karinbender.com.br

.jpg)
Rafael Figueiredo
Rafael Figueiredo é artista, poeta, educador social e meliponicultor. Músico de formação e letrista, deu seus primeiros passos na educação há 20 anos, quando começou a dar aulas particulares no conservatório em que estudava. Lecionou música no ensino formal e em instituições sociais, tendo sempre a arte como fio condutor na luta pela garantia de direitos. Em 2020 publicou seu primeiro livro, Desventos, pela Editora Metamorfose, que faz a relação do resgate da memória e da escrita como mecanismos de sobrevivência em situações extremas e representa um retrato da desumanização dos hospitais psiquiátricos brasileiros. Nesse mesmo ano teve sua oficina Poesia e Letra de Música cedida para o Presídio Estadual de Santo Cristo, através de uma parceria com o Instituto Estadual do Livro. Em 2021 foi organizador, editor e um dos autores do seu segundo livro, Os Porquês da Poesia, este já na parceria entre os Selos Toca e Metamorfose.
Site: www.espacotoca.com.br
.png)
.png)
%20(3).png)
.jpg)
Iza Lobo
Nascida e moradora de Cachoeira-Bahia, é médica infectologista com mestrado e doutorado, pesquisadora com artigos científicos publicados. Poeta desde bem jovem, suas publicações poéticas começaram em 2014, com o livro Alma Feminina; em 2018, nova edição de Alma Feminina; em 2021, duas coletâneas – Contos Reunidos e Poesia numa hora dessas?; em 2022, os livros Sonetos dos Amores Primeiros, Suores Noturnos, Pandemia – Arte & Poesia e Poetas da Ladeira (coletânea).
site da autora: www.izalobo.com.br
.png)
.jpg)
José Henrique Sasek
José Henrique Sasek (Nova Friburgo 1959). Pedagogo, trabalhou por 30 anos como educador e assessor de pastoral em escolas católicas.Em 2022 concluiu o curso livre de formação de escritores pela Editora Metamorfose, tendo participado de 2 coletâneas pela mesma editora.
Site do autor: www.escritorjosesasek.com.br
